quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Jovens de Guajará estão se preparando para a Conferência de Juventude


Todo mundo vive dizendo que a juventude é o futuro do país, mas a gente gostaria de participar da construção desse futuro” Gelci, 15 anos.

Ouvi a frase acima na escola Simon Bolívar, em Guajará-Mirim, num bate-papo descontraído entre o Prefeito da cidade e estudantes que participavam de grafitagem de painel, ação do Protagonismo Juvenil/SEDUC no Projeto CooperAção - Revitalização dos municípios de Nova Mamoré e Guajará-Mirim.

Samuel Soares (estudante da escola Rocha Leal), Atalíbio Pegorini (Prefeito de Guajará Mirim), Gelcilene  (Gelci) Alves (estudante da escola Simon Bolívar)

O assunto principal era a Conferência de Juventude. O prefeito anunciava a convocação da etapa municipal da Conferência e o Samuel, que já estava a par do processo, dizia que o grupo já havia inclusive sido recebido por Ana Nete, Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, responsável pela execução das políticas de juventude em Guajará.

Samuel Soares (do Coletivo Jovem e estudante da escola Rocha Leal), Samuel Souza (do movimento estudantil e estudante da escola Irmã Maria Celeste), Daniel Pessoa (da Pastoral da Juventude e estudante da escola Rocha Leal) e Ana Nete (Secretária da SEMTAS)

Há duas semanas retornei da Pérola do Mamoré após iniciarmos este processo de estímulo ao Protagonismo Juvenil dos estudantes do Ensino Médio por lá...
De lá pra cá, estudantes das escolas Rocha Leal, Alkindar Brasil de Arouca, Simon Bolívar e Irmã Maria Celeste seguiram exercitando sua autonomia e se encontraram em duas reuniões para definir suas prioridades e atuação enquanto grupo.
A discussão sobre a participação na Conferência de Juventude levou os jovens a objetivar a realização de Conferências Livres, como etapas preparatórias, organizadas pelos representantes de cada escola. Contudo identificaram que para isso era preciso primeiro sensibilizar os jovens ao exercício da cidadania.

“Estamos nos fortificando, então decidimos fazer "ações" nas escolas, com objetivo de divulgar, apresentar, e incentivar os jovens primeiramente nas escolas com menos participação no grupo”
A Alkindar Brasil de Arouca que contou com a participação de apenas uma representante, Adriele Melo, nas oficinas de Protagonismo Juvenil realizadas pela SEDUC/SECEL será a primeira escola a receber o grupo que realizará já na próxima quinta-feira, 18/08, discussões sobre a participação dos jovens na sociedade.


Ediéliton, Samuel, Tiago, Jéferson, Rafael, João e Adriele ou Drika (Escola Alkindar Brasil de Arouca)


16 e 17 de agosto novos encontros acontecem para acertar dos detalhes da ação que será o piloto para as outras escolas e preparar o espaço da ação, pois o espaço foi bastante discutido como diferencial para a causa.  
Parabéns para juventude de Guajará-Mirim que entendeu que a organização popular é a chave para desencadear um processo de atendimento das necessidades reais da população. Seguindo neste caminho, certamente, a Conferência Municipal será um exemplo de exercício da cidadania ativa da juventude deste município na construção do futuro que a Gelci se referia na frase que inicia este texto.

Liliane Sayonara
SEDUC

Obrigada Samuel Soares pelas contribuições ao texto  : )



2 comentários:

  1. Muito massa o resultado do trabalho lá em Guajará. O espaço educativo precisa mesmo deste incentivo ao protagonismo social dos jovens estudantes para fomentar uma cidadania ativa que o façam intervir diretamente na sociedade e em seu meio. Eles terem ido diretamente articular com os gestores em pouco tempo de intervenção é uma amostra do quanto que este trabalho pode render para Rondônia no Hoje e no Amanhã. Parabéns galera!!!

    ResponderExcluir
  2. hewhewhewh Muito Bom Mesmooo
    Gujará está em evoluçaõ.... Geral
    e nós os jovens queremos ser grandes resultados...
    foi ótimo aquele dia de trabalhos e atividades
    sociais .... gosteiii muitooo ....e
    esperamos que venha mais e mais dias
    como esses" By: Tiago_2257@hotmail.com

    ResponderExcluir

PROTAGONISMO JUVENIL

Minha foto
RONDÔNIA, Brazil
Projeto de fomento e incentivo a ações educativas que tenham como finalidade a emergência de jovens Protagonistas, democráticos e participativos.