sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Ações do Programa CooperAção em Guajará-Mirim e Nova Mamoré

Como estratégia à Revitalização dos municípios de Guajará-Mirim e Nova Mamoré a Secretaria de Estado da Educação promove o Protagonismo Juvenil entre estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais.



“Foram realizadas ações interligadas em duas etapas: o trabalho da conscientização teórico-emancipatório e de produção artístico-cultural”. Segundo Wilson Rodrigues, arteducador.


Houve uma oficina de estêncil que partiu da identidade juvenil e do contexto atual da atuação do jovem na política que estimulou a participação social do jovem em sua escola e comunidade para a construção de co-responsabilidades, envolvimento com causas coletivas e criação de competências que tornem duradouras as intervenções empreendidas.


Conseqüentemente, essa oficina efetivou a ação protagonista dos jovens de Guajará-Mirim e Nova Mamoré introduzindo imagens dos Jovens num arranjo visual onde dialogam ícones do pensamento e da cultura e os jovens atores sociais. A linguagem artística como expressão social e como ferramenta foi utilizada nas oficinas que contaram com a participação de cerca de 100 jovens entre os dois municípios por mais de 20h nas duas semanas que antecederam a ação.






Na primeira etapa de formação para o exercício da cidadania ativa foram trabalhados conceitos e contextos da participação juvenil e, em seguida, foi realizada oficina de arte parietal que desenvolveu desde a construção do conceito de um painel a produção de imagens fotográficas e moldes necessários técnica do estêncil.












A culminância foi a grafitagem dos painéis elaborados nas oficinas nos dias 30 e 31 em Guajará-Mirim e Nova Mamoré, respectivamente.

Escola Simón Bolívar - GM



Escola Casimiro de Abreu - NM


A expectativa é de continuidade visto que os jovens a partir desta ação já se perceberam sujeitos do seu desenvolvimento e responsáveis por cooperar com transformação da realidade em que vivem seja a partir da gestão da escola, da cidade, do país seja a partir da construção e acompanhamento das políticas públicas para este segmento da sociedade.




O desenvolvimento do Protagonismo Juvenil contribui diretamente para a concretização de 04 dos 07 objetivos prioritários do governo do estado para a educação: gestão democrática, educação integral, interlocução com segmentos sociais e fortalecimento das políticas educacionais para todas as etnias e condições socioculturais locais.

Stop motion da ação em Guajará - Mirim:

Stop motion da ação em Nova Mamoré:


2 comentários:

  1. Maassa... bastante jovem, cor e vontade... o video tá muito legal e você vê a diferença na ambientação. A grafitagem é muito utilizada em outros estados como alternativa artística as pichações que degradam e poluem nossas escolas, além de criar mais envolvimento do estudante com a escola através da interação com sua criatividade. Tem que ampliar o alcance disso, a arte deve sempre estar linkada com outras temáticas para atrair os jovens ao protagonismo.

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  2. Esse trabalho foi realmente prazeroso. O envolvimento dos jovens protagonistas foi efetivo e houve a compreensão de que os murais eram a consequência das discussões nas quais eles estavam envolvidos. O objetivo dos murais foi inserir a figura do jovem na atmosfera das pessoas que fizeram a diferença e participaram efetivamente da história e da cultura do Município, de Rondônia, do Brasil e da América Latina, no caso de Guajará-Mirim. E, em Nova Mamoré, com o auxílio da professora Cleusimar, os jovem optaram por ficar envoltos a grandes escritores, já que a escola leva o nome de Casimiro de Abreu.
    Agradeço a Liliane Sayonara, Luana Lopes, professora Cleusimar de Nova Mamoré, professora Creuza de Guajará-Mirim (que contribuiu intensamente com nosso trabalho) e, principalmente, aos jovens estudantes dos municípios

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PROTAGONISMO JUVENIL

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RONDÔNIA, Brazil
Projeto de fomento e incentivo a ações educativas que tenham como finalidade a emergência de jovens Protagonistas, democráticos e participativos.