sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Escola Manaus: Juventude, Meio Ambiente e Arte

Em visita à E.E.F. Manaus o Secretário Jorge Alberto Elarrat Canto foi procurado pelas estudantes Vanessa e Fabiana, do 9º ano, que solicitaram apoio para projeto de formação e intervenção na comunidade escolar com a temática ambiental. Na oportunidade o Secretário elogiou a iniciativa e colocou à disposição das adolescentes a equipe do Protagonismo Juvenil da SEDUC para fortalecer a proposta.
Encontro com o Coletivo Jovem pela Sustentabilidade de Rondônia – CJS/RO
Segunda-feira, 30 de maio, a equipe do Protagonismo se reuniu com as estudantes e com a Professora Alemmar Fonseca que tem voluntariamente as orientado na elaboração do projeto. 
Durante o encontro a equipe da SEDUC identificou que as suas idéias e objetivos das alunas relacionavam-se com o trabalho dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente e, destacando a importância de se trabalhar em rede como estratégia de fortalecimento e continuidade das ações empreendidas, foi encaminhado que a Secretaria promoveria o contato entre estes grupos.
A identidade das estudantes com o espaço escolar e vontade de intervir positivamente na estética deste ambiente ficaram claras durante uma breve caminhada pelo interior da escola Manaus.
– “Vamos pintar o muro? Deixar mais colorido”?
É uma proposta!!! Mas não sem a reflexão sobre o meio ambiente, a escola, a juventude, a arte.
Após mais de 30 e-mails construindo uma primeira ação coletiva nos reencontramos na Escola para interagir e ajustar os detalhes da atividade.
Num bate papo muito agradável as estudantes Vanessa, Flávia, Fabiana, Jossana, Keisse, falaram de como resolveram intervir na sua realidade. A tragédia no Japão motivou a refletir sobre os desastres ambientais do âmbito global para o local: a escola, a comunidade.

A identidade e cuidado com o ambiente da escola ficam claros nas falas: “Antes a escola era mais verde, mais astral (...) a gente quer retomar isso”.
A preocupação ultrapassa os muros da escola e chama à prática: “um dia a gente viu uma fumaça preta no bairro, fomos descobrir o que era, encontramos um incêndio e ligamos para os bombeiros. Eles primeiro pensaram que era trote, envolvemos também outros moradores e fomos atendidos”.
O reconhecimento do aprendizado com outra geração é claro! Todas reverenciam o apoio recebido pela Professora Alemmar que ao passo que estimula “querer é poder” também alerta e instrui “tudo tem que colocar no papel. A gente tem que saber de onde está saindo e onde se quer chegar (...) É preciso ter foco e cuidado com os excessos para não prejudicar o rendimento escolar.”
Já se tem clareza do caminho e isso foi pontuado “Primeiro queremos conscientizar a escola, depois ampliar para escolas próximas e por último chamar atenção da comunidade com uma caminhada”.
Taís Carla, 22 anos, membro do Coletivo Jovem pela Sustentabilidade do Meio Ambiente em Rondônia – CJS/RO se identificando com a iniciativa recorda que sua trajetória no movimento ambientalista também se originou na escola e alerta para a necessidade de “amarrar a continuidade” para além do universo escolar, em qualquer espaço de atuação cidadã.
Reafirmados os objetivos e expectativas comuns foram encaminhadas as tarefas para a realização da oficina protagonismo juvenil, meio ambiente e linguagem artística. Tudo pronto!








Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROTAGONISMO JUVENIL

Minha foto
RONDÔNIA, Brazil
Projeto de fomento e incentivo a ações educativas que tenham como finalidade a emergência de jovens Protagonistas, democráticos e participativos.