sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Atividade na Escola Manaus: o passo-a-passo da oficina

Iniciamos a oficina com uma apresentação do conceito de protagonismo pela equipe da SEDUC seguida de sensibilização sobre juventude e questão ambiental realizada por Carla e Taís do Coletivo Jovem.
                                
O arte educador Wilson Rodrigues, da Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer contribui com o grupo na compreensão da linguagem artística como expressão social. A técnica do estêncil é conceituada e colocada em prática a fim de construir um mural em parede da escola. “o trabalho precisa ter identidade e unidade tanto conceitual quanto estética”. “Queremos que este trabalho seja referência em Porto Velho e no estado de Rondônia, para isso precisaremos nos basear em pesquisa e compreender a metodologia desta construção coletiva”.
         

Como metas: grafitar em uma parede da escola um painel construído pelo grupo na oficina de arte parietal e organizar uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na escola – COM-VIDA.
Como tarefa de casa: treinar técnica, pensar elementos representativos do ambiente local.
Dia 20, na segunda etapa da oficina partimos para a prática da técnica transferindo as figuras e fotografias para as lâminas e efetuando os recortes dos desenhos. Nesse dia, definimos o local da inserção da arte parietal e o layout do mesmo.




Dia 28, de junho, realizamos um,a caminhada pelo Bairro Mato Grosso, onde fica localizada a escola Manaus e local de moradia da maioria dos estudantes da escola. Essa caminhada teve como objetivo fazer um levantamento básico da situação ambiental da região a fim de podermos orientar com clareza o planejamento das ações a serem desenvolvidas com vistas à superação dos problemas detectados.
Entre diversos problemas vividos pela comunidade, destaca-se a questão da degradação ambiental, posto que o bairro é recortado por diversos igarapés muitos dos quais já completamente assoreados pelos entulhos e excesso de lixo .


3 comentários:

  1. Caraca, diagnóstico ambiental comunitário na primeira intervenção dá pano pra manda e trabalho para fazer, hoje para salvar o mundo da alienação o jovem também deve ser um educador da família, célula mais importante da sociedade, e para fazer isso a escola deve considerá-lo como tal e prepará-lo para quebrar os paradigmas e mudar as concepções e práticas da sociedade pouco a pouco. É um círculo virtuoso que deve ser transformado em política pública.

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  2. oii pessoaal foi tudo mt liindo,pena ñ ter continuado o projeto ao lado de vcs mais eu gostei muiito de tudo ,vou sentir saudades,espero que de tudo certo =D parabénsss ..bjs
    ass: jossana midiã

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  3. Oooii Jossana...
    Estaremos sempre junt@s trabalhando uma comunidade melhor para se viver. Mesmo que não esteja podendo participar dos encontros neste momento... pode continuar divulgando nossos sonhos comuns e estimulando outros jovens a participarem de sua vida social de forma mais ativa.
    Assim, junt@s (mesmo que separad@s rs), tudo dá certo sim!
    Você é muito importante!!!
    beijos beijos

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