quarta-feira, 19 de outubro de 2011

RELATÓRIO DE CONFERENCIA LIVRE



RELATÓRIO DA CONFERENCIA lIVRE DE JUVENTUDE NO MUNICÍPIO DE GUAJARÁ - MIRIM
Data de realização: 13/09/2011

Estado: RONDÔNIA Município: GUAJARÁ-MIRIM
Local: (AUDITÓRIO DA E.E.E.F.M. ROCHA LEAL)

Nome da Entidade/Movimento/Grupo que organizou a Conferência: SEDUC/PROTAGONISMO JUVENIL

Número de pessoas participantes: 49

Número de organizações participantes: 05

Nome das organizações participantes: (E.E.E.F.M ROCHA LEAL, E.E.E.F.M. PAULO SALDANHA, INSTITUTO MARIA CELESTE, E.E.E.F.M. SIMON BOLIVAR, E.E.EF.M. ALKINDAR BRASIL DE AROUCA)

Dados do responsável pelo preenchimento deste relatório:
Nome completo: Liliane Sayonara de Melo Lima
Organização: SEDUC/ PROTAGONISMO JUVENIL
E-mail: lilianesayonara@seduc.ro.gov.br
Telefones (69 – 3216-5393):

1. Breve resumo do debate de contextualização
A etapa Livre da Conferencia de Juventude realizada no Município de Guajará-Mirim foi planejada e executada com o intuito de fortalecer a participação das organizações estudantis na proposição e construção de políticas Publicas para a Juventude.

Com tal perspectiva, escolhemos como tema para contextualizar o debate, o eixo – 05, do Direito à Participação e ao Poder: participação juvenil, políticas públicas de juventude como Política de Estado, orçamento.

A Conferência Livre proposta iniciou-se com uma breve apresentação do temário geral da 2ª Conferencia de Juventude, prosseguimos com um histórico da conquista de direitos no Brasil e fechamos esta etapa da Conferencia Livre da juventude destacando a importância da participação para o empoderamento dos sujeitos no processo de construção de políticas públicas para a juventude.

A segunda parte da conferência encaminhou-se para uma breve contextualização da situação das organizações juvenis no município, esta fase foi produzida coletivamente, onde cada participante destacou suas impressões acerca do tema. Seguindo a programação, procedeu-se a discussão do texto-base proposto por esse eixo com a leitura e o debate ponto a ponto.

As falas mais significativas dos participantes evidenciaram as dificuldades e as fragilidades das organizações juvenis no município; o individualismo, a falta de tempo livre para envolver-se com atividades coletivas, a sobrecarga de atividades estudantis, domestica e até a necessidade de optar entre participar e ter que trabalhar para compor a renda familiar, o desconhecimento da existência e da importância de organizações da sociedade civil engajadas com as causas juvenis e as possibilidades de participar e construir coletivamente chamam a atenção e, despertam para a necessidade urgente de estimular a emergência de espaços participativos na comunidade.

2. Informe as emendas ao Texto-Base discutidas na conferência:
Identifique parágrafo e se são: Aditivas, Substitutivas ou Supressivas (parcial ou total.
Não houve emendas ao texto-base

3. Caso a Conferência tenha discutido novas diretrizes ou outras propostas, informe-as aqui:

- Criar mecanismos de fomento e de divulgação das ações positiva dos jovens de forma que se tenha destaque e atenção da sociedade;

- Fomentar, através de programas de formação comunitária e social, a participação do jovem na sua base familiar e comunitária com vistas no desenvolvimento de seu senso crítico e participativo;

- Criar e fortalecer mecanismos de apoio para garantir a permanência do jovem em atividades voltadas à mobilização e organização social através da criação de bolsas para jovem como “agente social”.

4. Breve avaliação da Conferência:

A Conferência Livre de Juventude, realizada no Município de Guajará-Mirim deve ser considerada um sucesso em todos os aspectos, sobretudo o da participação. A própria convocação da Conferencia é obra da participação da juventude que a partir de julho deste ano inicia um processo de organização de base estudantil e comunitária.

Mesmo sem a experiência do processo participativo, a juventude guajaramirense, participou ativamente da Comissão Organizadora Municipal desde o primeiro momento.

As discussões da etapa livre foram absolutamente interessantes e propositivas, de modo que os próprios jovens conduziram a criação de propostas que à sua avaliação poderão fomentar e fortalecer a participação dos jovens nas causas sociais coletivas.

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