sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Estatuto da Juventude deverá abranger faixa de 15 a 29 anos

O relator do projeto que institui o Estatuto da Juventude, Paulo Paim (PT-RS), decidiu definir entre 15 e 29 anos a faixa etária abrangida pela norma.
Senadores Paim (2º à dir.) e Jayme (3º à dir.) na audiência
pública sobre o estatuto
Paim ressaltou que esse é um dos pontos polêmicos do projeto e adotou a opinião da maioria dos participantes da audiência pública que discutiu o assunto ontem, em reunião conjunta das Comissões de Assuntos Sociais (CAS) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). O projeto (PLC 98/11) está na CAS.
A definição é preliminar, ressaltou Paim, já que seu relatório será discutido entre os senadores e em audiências públicas com especialistas.
O projeto poderá receber sugestões e comentários por meio da página e-Cidadania  (www12.senado.gov.br/ecidadania), lembrou o presidente da CAS, senador Jayme Campos (DEM-MT). Os cidadãos também podem contribuir pelo Alô Senado (0800 612211).
Na avaliação de Ana Rita (PT-ES), a discussão do Estatuto da Juventude retoma outros temas, como o da violência. Ela reafirmou sua contrariedade à redução da maioridade penal.
O representante da Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República, Bruno Elias, disse ser o momento para  fortalecer políticas públicas que garantam direitos aos jovens, e não para reduzir esses direitos, como seria o caso da redução da maioridade penal.
Para o presidente da Associação Nacional dos Defensores Públicos, André Luís Machado de Castro, o estatuto deve ­incluir medidas para os presidiários, uma vez que a maioria do sistema carcerário brasileiro é composta por jovens.
Jornal do Senado
(Reprodução autorizada mediante citação do Jornal do Senado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROTAGONISMO JUVENIL

Minha foto
RONDÔNIA, Brazil
Projeto de fomento e incentivo a ações educativas que tenham como finalidade a emergência de jovens Protagonistas, democráticos e participativos.