segunda-feira, 19 de março de 2012

ANIMA ESCOLA RONDÔNIA

O Projeto Anima Escola proporciona a professores e alunos a experiência de se expressar através da linguagem da animação.
 
O Projeto Anima Escola proporciona a professores e alunos a experiência de se expressar através da linguagem da animação. Um programa, especialmente elaborado para o ambiente escolar, introduz o cinema de animação como prática pedagógica, possibilitando novos modos de produção de conhecimento.
Idealizado pelo Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, realizado desde o ano de 1993 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo e que é hoje o segundo maior festival de animação do mundo, o Anima Escola vai realizar um curso de Produção de Filmes de Animação para multiplicadores da cidade de Porto Velho. O objetivo é que após o curso os multiplicadores estejam capacitados para realizar filmes de animação com a população local.
O projeto foi contemplado na 8ª edição do Programa Rede Nacional Funarte Artes Visuais, que tem como proposta fomentar o intercâmbio interregional por meio de atividades e experimentações ligadas às artes visuais. Em Rondônia, contará com a parceria do FestCine Amazônia, um evento que acontece anualmente no estado divulgando e promovendo discussões em torno da produção de cinema e vídeos nacionais e internacionais sobre o meio ambiente.
 
2. Participantes
  • Professores do Ensino Fundamental e Médio com interesse em utilizar a linguagem da animação em suas práticas pedagógicas.
  • Educadores ou profissionais de projetos culturais e/ou educativos que queiram conhecer os recursos da animação e multiplicar o conhecimento adquirido.
  • Como o curso terá um módulo a distância, é importante que os participantes tenham fácil acesso à internet e disponibilidade de tempo para participar.
3. Ementa do curso
O curso terá 2 módulos, sendo um presencial e um a distância.
Módulo presencial
Introdução teórica à linguagem da animação: a história do desenvolvimento da ilusão do movimento e os seus fundamentos. Experiências práticas curtas com processos simples: “dobradinha”, flipbook, zootrópio.
Exercícios livres com técnicas diferentes de animação. Estruturação de roteiros (individuais e coletivos). Elaboração de “storyboards” e “animatics” dos roteiros trabalhados pela turma. Suporte técnico para a continuidade do trabalho com animação, com os equipamentos existentes no local.
Módulo a distância
Acompanhamento e suporte técnico, artístico e pedagógico às atividades iniciadas durante o módulo presencial: produção de filmes, realização de oficinas com alunos, instalação de laboratórios, visando à conclusão de projetos e continuidade da prática do conhecimento adquirido.
Data do módulo presencial: de 23 a 27 de abril
Horário: 8 às 12h (turma 1) / 13h às 17h (turma 2)
Local: Teatro Banzeiros
Data do módulo a distância: 30 de abril a 22 de junho
Vagas: 20 vagas para cada turma
 
mais informações e inscrições pelo saite:
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PROTAGONISMO JUVENIL

Minha foto
RONDÔNIA, Brazil
Projeto de fomento e incentivo a ações educativas que tenham como finalidade a emergência de jovens Protagonistas, democráticos e participativos.