terça-feira, 22 de novembro de 2011

Adultos Facilitadores do Protagonismo Juvenil

Facilitadores do Protagonismo Juvenil
Nesta segunda e terça-feira estivemos reunidos com Gestores, orientadores e professores das escolas de Ensino Médio de Guajará-Mirim e Nova Mamoré, onde o Projeto Piloto do Protagonismo Juvenil é aplicado.
Maravilha de (re)encontros. Trocas de experiências e fortalecimento de esperanças. Adultos mais que dispostos, compromissados com a promoção da autonomia e protagonismo dos jovens estudantes. Trouxemos à memória os jovens que fomos, nossas ansiedades, nossos projetos, sonhos, experiências... e relacionamos com esta geração de jovens que está em nossas escolas.
E disseram tanta coisa(...)“é preciso ouvir o que eles querem”, “oportunidade para o aluno se expressar”, “eles precisam ter o direito de sonhar”. Falando em sonhos segue pensamento de Rubem Alves sobre educação: “Estou semeando sementes da minha mais alta esperança. Não busco discípulos para comunicar-lhes saberes. Busco discípulos para neles plantar minhas esperanças. (...) Que lindo e simples resumo da tarefa da educação! Plantar jardins, construir cidades-jardins, mudar o mundo, torná-lo belo e manso. Aprender construindo. Aprender fazendo. Para que as crianças possam brincar. Para que os adultos possam voltar a ser crianças. E espalhar sonhos, porque jardins, cidades e povos se fazem com sonhos.”
COM-VIDA Escola Manaus
Que orgulho! Em plena manhã de sábado, 19/11, a Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA) composta por jovens estudantes da escola Manaus reunida com comunidade e alguns representantes do poder público. Após apresentação das ações já realizadas pela COM-VIDA foram pautadas algumas prioridades para escola e seu entorno como propor aos professores aulas mais dinâmicas com o uso dos recursos disponíveis na escola (laboratório de informática, sala de leitura, etc); ativar o jardim em frente à escola; arborizar o todo limite do seu terreno; buscar garantia de iluminação pública próximo à escola; lutar pela implantação de praças ou outros espaços públicos de uso comunitário ... Enfim, todos se colocaram à diposição: direção da escola, Programa Protagonismo Juvenil – GPE/SEDUC, comunitários, alunos. Valeu o slogan: “Manaus e Meio Ambiente: uma parceria que pode dar certo”!

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Rádio Falante Na última sexta-feira, fui conhecer a Rádio Falante da Escola Orlando Freire em Porto Velho e falar sobre o Protagonismo Juvenil. A Gerência de Projetos Especiais - GPE apóia a iniciativa da escola e por meio do NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional estuda a ampliação dele para outras escolas da rede. Como contribuição do Protagonismo Juvenil a atenção à metodologia de reaplicação que favoreça a participação ativa do aluno em todo o processo. Parabéns à equipe da Rádio Alcemir, Reinaldo e Naftali. E a toda equipe da escola Orlando Freire, tão bem orquestrada pela diretora Adriana Liliane Sayonara Protagonismo Juvenil
Educação Integral] Gerentes e Técnicos da Secretaria de Educação - SEDUC estiveram reunidos na última quinta-feira, 18, na sala de projetos da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo. Na pauta: implantação da Educação Integral em Rondônia. São grandes os desafios e maiores ainda o compromisso e responsabilidade desta equipe. Muito Trabalho pela frente!

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Dia 30 tem Eleição...

No dia 30 de novembro haverá eleição para o cargo de Diretor e Vice-diretor nas Escolas da rede Publica estadual. este é mais um passo rumo a democratização da Gestão Escolar... fiquemos atentos para não confundir Eleição de diretores e vice-diretores com a plenitude que o termo"gestão democrática" merece e exige, a democracia se dá no processo, no dia-a-dia da escola e, para isso é preciso que todos participemos...professores/as, funcionários/as, comunidade, pais, mães e alunos somando diferenças na construção de uma escola plural, diversa e melhor para nós e para os que virão... é hora de PARTICIPAR, se ainda não dá num nível ideal (a participação decisória/protagônica) que comecemos pelo nível colaborativo. já será um grande passo... cada chapa que disputa os cargos na escola está obrigada a apresentar à SEDUC um Plano de Trabalho para o mandato, então, alunos, professores, mães e pais, sugiram aos candidatos das suas escolas que apresentem suas propostas, discutam-as... sugiram ações possíveis de serem realizadas, colaborem com o processo a fim de que as mudanças possam acontecer de fato. boa caminhada a todos e todas!!!!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

O Plano Nacional de Educação e o acesso à Internet

O Plano Nacional de Educação - PNE - é um grande programa de expansão educacional que foi apresentado pelo Ministério da Educação e está em debate no Congresso Nacional. Uma de suas metas é de garantir a conexão à Internet de todas as escolas públicas do país por meio de Banda Larga até 2016. Este acesso, além de ser um oportuno instrumento pedagógico, também vai ampliar a integração de crianças e jovens ao mundo digital e o primeiro e principal impacto será nas regiões de interior do norte, nordeste e centro-oeste. Vale lembrar que este processo será simultâneo à ampliação do tempo escolar que pode chegar a 7 horas diárias em metade das escolas públicas de educação básica do país em 10 anos. A expansão das Universidades Públicas e dos Institutos Federais de Educação Tecnológica de Ensino Médio também aponta nesta mesma tendência. Observando mais especificamente a proposta de conexão rápida à internet nestas instituições educacionais, vemos que ela ampliará a circulação de conteúdos audiovisuais e será um gigantesco espaço para as obras brasileiras. O consumo prioritário será o de obras educacionais em todas as suas dimensões, como portais especializados, games educativos e materiais didáticos das mais diferentes temáticas e metodologias, mas o acesso regular ao audiovisual nas instituições escolares também estimulará a demanda por todos os tipos de conteúdo. A rede digital que integrará toda a infância e juventude do país também será um espaço privilegiado de fruição cultural, permitindo o acesso à cinematografia, fotografia, artes visuais, dramaturgia, música e literatura, constituindo-se, também, num importante e necessário instrumento de formação e exercício de cidadania cultural. Em 2016, a dimensão estimada da população escolar entre 4 e 24 anos em instituições públicas será de mais de 43 milhões, sendo que mais de 4 milhões terão entre 4 e 5 anos, 23 milhões entre 6 e 14 anos, 9 milhões entre 15 e 17 anos e 6 milhões entre 18 e 24 anos. E, destes, mais de 18 milhões dos que terão menos de 17 anos estudarão em escolas com computadores e em tempo integral. o texto na integra está na home page - http://www.cartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=18905 superados alguns percalços quanto a estruturação das unidades escolares, aos investimentos da união, dos estados e dos municípios no programa e a aceitação por parte dos professores e gestores desse desafio, abre - se, com isso, uma grande oportunidade para que nas escolas, os professores e estudantes possam tornar-se pesquisadores de suas realidades e produtores de conteúdos educativos que aproximem a escola da realidade vivida pelos alunos e pela comunidade.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Conferência Estadual de Juventude - RO / Comissão Organizadora

A 2ª Conferência de Juventude foi um sucesso!! Este é o vídeo que o Coletivo C.A.O.S organizou para gente e foi exibido durante a Conferência. Valeu galera, valeu Marquinho. Daqui a pouco mais informações e fotos neste blog... Aguardem...

PROTAGONISMO JUVENIL

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RONDÔNIA, Brazil
Projeto de fomento e incentivo a ações educativas que tenham como finalidade a emergência de jovens Protagonistas, democráticos e participativos.