segunda-feira, 28 de maio de 2012

MEC grava Vídeo para a Rio+20 com a Com-Vida Murilo Braga


São nossos alunos separando em suas residências o lixo úmido do lixo seco, e preparando adubo com o lixo úmido para serem utilizados em pequenas hortas caseiras e jardins. Sensibilizando  a vizinhança e parentes para que façam o mesmo. Segundo a aluna Ingrid Brasil, " É uma iniciativa muito legal, pois montar uma horta caseira além de ser vantajoso por ter uma alimentação saudável, livres de agrotóxicos e poder utilizar pequenos espaços em casa utilizando vasos e jardineiras, ainda é possível contribuir com o meio ambiente". Com simples ações, estamos fazendo a nossa parte, portanto, lutando por um planeta mais sustentável. E você está fazendo a sua? Se não está, que tal começar agora. O planeta também é seu, faça a diferença.
                                                                                 
Eco-gincana realizada no Parque Natural de Porto Velho. Os alunos foram divididos em grupos, cada grupo teria que anotar o maior número de espécies do bioma Floresta Amazônica na trilha, com nome popular e nome científico de cada espécie. O grupo que mais coletou variedades de espécies, teve como brinde mudas de plantas frutíferas para plantar em suas residências. Entre os grupos tivemos: o grupo Onça-pintada, Biodiversidade, Ipê-amarelo, Sustentabilidade e Fotossíntese, cada um com seu grito de guerra em prol da natureza. Também foram recolhidos lixo encontrados na trilha. Foi uma eco-gincana bastante divertida e ao mesmo tempo um grande aprendizado sustentável. 












Fonte: http://comvidamurilobraga.blogspot.com.br/2012/05/mec-grava-video-para-rio20-com-com-vida.html

quinta-feira, 17 de maio de 2012

PALESTRA “NÃO NASCEMOS PRONTOS”

Por MÁRIO SÉRGIO CORTELLA

Brilhante palestra do filósofo e educador Mário Sérgio Cortella. está dividida em 4 partes, muito elucidador a forma como ele comenta aquilo que nos aflinge em nosso cotidiano familiar.

Com a lucidez e abrangência e senso de humor que lhe é peculiar, Cortella discorre uma palestra baseada em seu livro Não Nascemos Prontos – Provocações Filosóficas:
O grande desafio humano é resistir à sedução do repouso, pois nascemos para caminhar e nunca para nos satisfazer com as coisas como estão. A insatisfação e um elemento indispensável para quem, mais do que repetir, deseja criar, inovar, refazer, modificar, aperfeiçoar.
Assumir esse compromisso é aceitar o desafio de construir uma existência menos confortável, porém ilimitada e infinitamente mais significativa e gratificante.
Aliás, quem não tem tempo ou mesmo saco para assistir por completo esta palestra deveria saber os motivos desta desmotivação justamente assistindo.
Ela realizou-se em um Seminário sobre Família, Escola e Cidadania: Quais os caminhos? – que aconteceu em Florianópolis/Santa Catarina em 2007.

LInks dos Vídeos

Parte 1
“…os motivos que não nascemos prontos…”
“…os jovens de hoje: desejos são direitos…”
“…citação de Contardo Calligaris que diz que os jovens de hoje parecem adultos em férias…”
“…citação de Frei Beto…que dizia quando era criança, o que valorizava o tênis que eu usava era que EU usava…EU dava valor ao calçado…”
“…a ética do óbvio…”
“…o mundo que nós vamos deixar para os nossos filhos depende muito do tipo de filho que nós vamos deixar para o mundo…”
“…geração miojo…”
“…a importância da convivência…”
“…as coisas para acontecerem demoram um processo, dá trabalho…”
Parte 2
“…acatar o prático nem sempre é o certo…”
“…o almoço de 15 minutos: a gente precisa vir mais é tão gostoso quando a gente sai…”
“motel gastronômico…”
“…os jovens precisam saber que as coisas possuem um processo para existir…”
“…o controle remoto alterou nossa percepção de…”
“…pra que serve TV a cabo? Para não assistirmos nenhum canal inteiro…”
“…o que educava a nossa paciência…e o que deseduca a nossa paciência…”
“…o ápice do anonimato…”
Parte 3
“…a tecnologia não pode nos submeter…”
“…o telefone fixo fazia a mediação entre meus amigos e eu…”
“…você não sabe onde seu filho está, porque ele é móvel como o celular…”
“…tecnologia não é neutra, ela produz efeitos…”
“…criar com os filhos outra lógica de comunicação…”
“…personalidade ética é construída quando nós prestamos atenção…”
“…os jovens de hoje adoram ensinar…”
“…tudo é fast…tudo é imediato…”
“…a sociedade do imediato, ela nos atinge…”
“…os resultados de procurar o prático ao invés do certo…”
“…o Deus mercado…”
“…viver o presente até o esgotamento siginifica…”
“…a lógica de que o mundo não tem história, e quem não tem história vive o presente até o esgotamento…”
“…viver a vida no limite do turbinamento…”
Parte 4
“…construir uma personalidade ética exige de nós…”
“…o sucesso pela capacidade de amorosidade…”
“….amorosidade sem competência é mera boa intenção…”
“…sinal de loucura neste começo de século XXI: a família sai de casa para comer comida caseira…”
“…finaliza a palestra com a citação do renascentista francês François Rabelais: conheço muitos que não puderam quando deviam porque não quiseram quando podiam…”
 
 
 

terça-feira, 15 de maio de 2012

OFICINAS REALIZADAS EM GUAJARÁ MIRIM E NOVA MOMORÉ


Dia 23 de abril a equipe do Programa Protagonismo Juvenil/GPE/SEDUC, coordenada por Liliane Sayonara de Melo Lima, realizou apresentação dos resultados preliminares da pesquisa realizada entre os dias 02 e 06 de abril.

Na manhã do dia 24, na sala multimeios da E.E.E.F.M. Simón Bolívar, com estudantes de ensino médio especialmente líderes e vice-líderes de turma, representantes nos Conselhos Escolares iniciou-se as discussões teóricas do tema Juventude e Qualidade de Vida: Esporte, Lazer e Saúde. A dinâmica de trabalho desta manhã foi à leitura e debate dos textos base dessa temática criados pelo CONJUVE para a discussão das políticas públicas para a área do Esporte, do lazer e da Saúde com o enfoque para a Juventude. 

Dia 25 pela manhã “finalizamos as discussões e encaminhamentos sobre a oficina e em seguida recebemos o Diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Guajará-Mirim para bate-papo com estudantes sobre os projetos e as perspectivas das políticas públicas municipais para esta área e para este público” informou Liliane.   



Em Nova Mamoré, dia 26 os trabalhos prosseguiram, iniciando com atividades da oficina sobre Juventude e Desenvolvimento Integral conforme escolha da juventude na pesquisa diagnóstica realizada anteriormente. Finalizando os trabalhos no dia 27 após reunião com o representante do Secretário da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Nova Mamoré que falou  aos estudantes sobre os projetos e as perspectivas das políticas públicas municipais para esta área e para este público.

Os trabalhos contaram ainda com a participação de Gilbert Paulino assessor da coordenação do programa e de Ronaldo Caldeira Nina (Fotógrafo do Departamento de Comunicação do Governo de Rondônia) que realizou os registros fotográficos.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

PROTAGONISMO JUVENIL PRESENTE NA REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DA GPE

Dia 11 de maio das 8 às 13h 30” reuniram-se no auditório da Escola Barão de Solimões em Porto Velho  todos os Programas e Projetos da Gerência de Projetos Especiais da SEDUC, na ocasião, o gerente, professor Wanderley Trentin apresentou a agenda de trabalho do dia que consistia na avaliação das ações. A Sub-Gerente Sônia Paracampos iniciou as apresentações mostrando o organograma da Sub-Gerência de Valorização de Recursos Humanos passando a palavra em seguida para seus executores detalharem cada ação desenvolvida, seguindo essa dinâmica em seguida foi a vez de Percília Pantoja sub-gerente do FUNDESCOLA, finalizando com a sub-gerente do Programa de Tecnologia Educacional Ana Paula.
Durante as atividades a coordenadora do  Protagonismo Juvenil , Liliane Sayonara (Nina) pode apresentar os objetivos, ações realizadas e proposta de trabalho para os próximos meses conforme slides abaixo:








PROTAGONISMO JUVENIL

Minha foto
RONDÔNIA, Brazil
Projeto de fomento e incentivo a ações educativas que tenham como finalidade a emergência de jovens Protagonistas, democráticos e participativos.